Casa que filmou jovem fugindo de tornado no PR também flagrou cachorro arrastado pelo vento
16/01/2026
(Foto: Reprodução) Mulher é surpreendida por tornado enquanto voltava do trabalho, no Paraná
A casa onde a câmera de segurança registrou uma jovem de 19 anos tentando fugir de um tornado que atingiu São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, é a mesma na qual um cachorro foi arrastado pela força do vento.
O tornado foi no último sábado (10). Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a intensidade dele foi classificada como F2 na Escala Fujita, que vai até cinco. Conforme o órgão, os ventos chegaram a 180 km/h e o percurso do fenômeno foi de cerca de 1 quilômetro, começando em Piraquara, e não tocando o tempo todo no chão.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
Stefany Nascimento Cordeiro, de 19 anos, contou que voltava para casa após o trabalho quando percebeu a força da ventania, no bairro Guatupê. No vídeo, é possível ver galhos, telhas e outros objetos sendo arremessados pelo tornado.
Nas imagens, é possível ver quando a jovem caminha no sentido contrário, atravessa a rua e se agarra a uma árvore para tentar se proteger. Em seguida, com a queda de galhos, ela corre e acaba caindo no chão. O vídeo é interrompido na sequência por causa da queda do sinal da câmera, provocada pelo fenômeno.
Durante o tornado, Stefany foi atingida por parte de um portão que se soltou com a força do vento.
"Estou toda machucada, toda roxa [...] Fui atingida nas costas por um pedaço do portão de uma empresa que tinha ali. O portão subiu e, quando desceu, quebrou. Um dos pedaços bateu nas minhas costas", explicou.
A mesma casa onde está a câmera que filmou a situação, registrou o cachorrinho da família, Simba — que pesa pouco mais de 1 kg, segundo os tutores, – sendo arrastado pela força do vento. Assista:
Cachorro é arrastado pela força do vento durante tornado em São José dos Pinhais
No vídeo, o cãozinho aparece saindo pela porta da casa e sendo levado junto com objetos que estavam na rua, como uma lixeira e uma cadeira de plástico.
“No momento em que eu comecei a escutar os barulhos, a árvore quebrando, na hora eu já lembrei do Simba”, conta a psicóloga escolar Caroline Tramontin, que aparece no vídeo resgatando o animal de estimação.
Com a intensidade do vento, o cachorro acabou parando embaixo de um ônibus estacionado. Em seguida, os tutores correm para resgatá-lo, enquanto galhos de árvores começam a cair no quintal.
Apesar do susto, nem o cachorro nem os tutores ficaram feridos.
Simba foi arrastado pelo vento durante tornado em São José dos Pinhais (PR), mas está bem, segundo tutores
Reprodução/RPC
LEIA TAMBÉM:
Denúncia: Policial militar é denunciado por matar jovem que voltava do trabalho
Vídeos: Luzes avermelhadas aparecem no céu do Paraná em fenômeno raro
Meio ambiente: Empresário plantou 400 mil árvores e recuperou florestas em propriedade de 2,4 milhões de m²
Mulher é surpreendida por tornado enquanto voltava do trabalho, no Paraná
Reprodução/RPC
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.